Atividades físicas são vitais contra o vírus!

A prática de atividade física é uma aliada importante na prevenção de doenças, principalmente com o avanço do novo coronavírus. A obesidade, classificada como fator de risco do covid-19, além de predispor o corpo a desenvolver comorbidades, como hipertensão e diabetes, pode agravar o quadro de infectados com o vírus.

O exercício físico ajuda a prevenir e combater a obesidade, tornando-se ainda mais importante para diminuir a chance de complicações para este grupo de risco. Ele é responsável por manter o sistema imunológico fortalecido, fazendo com que sejam produzidas respostas rápidas e eficazes a organismos invasores.

Os profissionais de educação física alertam sobre a importância da atividade física. “O exercício de forma direta ou indireta protegeu e protege muitas pessoas, pois o corpo está mais preparado para lutar contra esse agente inflamatório”, dizem os educadores. “É uma tarefa muito difícil para os profissionais desta área manter as pessoas engajadas e ativas, mas todos precisam manter a atividade física, pois estando em casa, há maior probabilidade de ocasionar o ganho de peso e de desenvolver outras comorbidades”.

Além disso, existem outros benefícios fundamentais do exercício físico: fortalece a massa magra; fortalece a massa metabolicamente ativa; fortalece o músculo; promove bem estar; habilita o organismo a funcionar melhor.

Principalmente agora, recomenda-se a prática de exercício físico, aliada a uma alimentação saudável para combater a covid-19 e prevenir as doenças como obesidade, hipertensão, diabetes e cardiopatias.

Mas atenção: apesar de importante, é necessário cuidado e moderação com exercícios intensos, pois eles podem ser um risco principalmente neste momento. Quando você faz exercícios muito intensos, mesmo tendo um preparo físico melhor, antes de levar benefício para imunidade, há uma queda da capacidade imune, por isso a necessidade de um acompanhamento profissional de educação física.

Como foi divulgado amplamente nos últimos dias pela imprensa, o Decreto Estadual, demarcou as áreas do estado em cores, vermelha, laranja, amarela, verde e azul. Estas cores ajudam a entender as regiões onde o foco da doença encontra-se em maior grau ou não. Piracicaba foi classificada dentro da cor “Laranja”, ou seja, já pode a partir da segunda fase a flexibilizar algumas atividades!

As academias esportivas, apesar de tudo o que dissemos anteriormente sobre a importância da Atividade Física, ficou condicionada na 4ª fase, isto coloca a sua reabertura provável a partir do inicio de agosto.

Há um movimento dos Gestores de Academias de nossa cidade, onde se pretende, através de um protocolo rígido de saúde, promover a reabertura antecipada destes espaços, cuidando assim da saúde da população!

Estamos atentos a este movimento, sempre lembrando a todos que o momento é de atenção e cuidados redobrados no sentido de manter o isolamento social ao máximo; saia de casa somente quando necessário, mantenha as atitudes higiênicas recomendadas e use máscaras. O momento requer cuidados especiais!

Colunista – Alexandre Nascimento – Chefe do Setor de Eventos da Selam (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras)

Publicidade

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.