Barão da Serra Negra 50 anos.

barao-serra-negra-50-anos

volta-inaugural-acervo-zinsly
Foto: Zinsly/Acervo pessoal
construcao-barao-acervo-zinsly
Foto: Zinsly/Acervo pessoal

O dia 04 de Setembro de 1965, foi de grande festa para Piracicaba, neste dia dava-se a inauguração de um dos mais populares estádios do Interior de São Paulo e do Brasil, o Barão da Serra Negra, pelo, então prefeito municipal Luciano Guidotti. Em 2015, completa 50 anos, onde é realizado os jogos do Esporte Clube XV de Novembro de Piracicaba.

O estadio começou a ser viabillizado no ano de 1953 pelo então prefeito de Piracicaba na época Dr. Samuel de Castro neves, assinando a Lei nº 48.767.52 que constituía a Praça Barão da Serra Negra.

Com o crescimento na época da cidade de Piracicaba, além da construção do estádio, foi desenvolvido o projeto para levantar o Ginásio Municipal.

Somente em 1960 com a administração do Prefeito Francisco Salgo Castillon que o estádio pode ser construído, coma publicação da Lei Municipal 924.

O jogo de inauguração do Barão da Serra Negra, teve a presença da Sociedade Esportiva Palmeiras e foi vista por 15.674 torcedores para uma população estimada de 116.000 pessoas, 13,50% presente ao evento, com uma renda de Cr$19.825.000,00 e terminou empatado em 0 a 0. Antes da partida o Nhô Quim homenageou o presidente da Sociedade Esportiva Palmeiras, Delfino Facchina, que por sua vez ofereceu para a Prefeitura de Piracicaba, uma placa de bronze.

Ficha Técnica do jogo:

XV de Piracicaba 0 x 0 Palmeiras

Data: 04/09/1965
Local: Barão da Serra Negra – Piracicaba/SP
Arbitro: José Ferreira Carvalho;
Auxiliares: Germinal Alba e Wilson Antônio Medeiros.

Renda: Cr$19.825.000,00
Público: 15.674

XV de Piracicaba: Silvio, Virgílio, Pescula, Dorival e Chiquinho; Bastos e Emílio; Varner, Rodarte, Benê e Sabino. Técnico: Gilson Silva

Palmeiras: Valdir, Djalma Santos, Djalma Dias, Ferrari e Dudu, Procópio e Ademir da Guia; Gildo, Servílio, Tupãzinho e Rinaldo. Técnico: Nelson Fipo Nuñes.

XV de Piracicaba juntos antes da bola rolar no dia 04 de setembro de 1.965.
XV de Piracicaba juntos antes da bola rolar no dia 04 de setembro de 1.965. Foto: Livro Rocha Netto.

O XV ainda fez mais dois jogos com times da Capital, contra São Paulo e Corinthians. Diante do Tricolor, mais um empate novamente sem balançar as redes. Já contra o Timão, o Corinthians saiu na frente, duas vezes com Flávio e ainda Marcos marcou para o time da Capital. Do lado do Nhô Quim, Pescuma descontou. Mas o Timão ficou com a vitória e Flávio ficou marcado na história como autor do primeiro gol no Barão.

O torcedor Piracicabano precisou esperar uns dias para comemorar a primeira vitória no estádio, ela veio no dia 26 de setembro de 1965, quando o XV derrotou o Comercial por 3 a 1, em partida válida pelo Campeonato Paulista daquele ano. Marcaram pelo time Piracicabano, Chiquinho, Benê e Tabai.

De acordo com o site da Federação Paulista de Futebol, o Barão da Serra Negra tem capacidade de 18.799 pessoas. As dimensões atuais do campo são de 100mx67m. O estádio integra o Conjunto Esportivo, que conta ainda com o Ginásio Municipal de Esportes Waldemar Blatkauskas, o Mini Ginásio Garcia Netto, a Piscina Municipal Dr. Samuel de Castro Neves, além da pista de atletismo dentro do estádio.

Somente dois meses depois da inauguração do estádio, que foi batizado de Municipal Barão de Serra Negra, com a Lei Municipal nº 1.365/65.

O nome gerou muitas discussões, especialmente com a grafia equivocada com o título que não era de, e sim Barão da Serra Negra nome de Francisco José da Conceição.

Na administração do Prefeito Barjas Negri é que o nome foi oficialmente corrigido pela lei 7.286/12 e publicada no Diário Oficial do Município no dia 10 de abril de 2012.

O XV de Piracicaba manda seus jogos até hoje no Barão da Serra Negra, onde atualmente disputa no primeiro semestre o Campeonato Paulista da Série A1 e no segundo semestre a Copa Paulista, todos organizado pela Federação Paulista.

complexo-esportivo-barao-fins-de-1987-acervo-zinsly
Foto: Zinsly/Acervo pessoal

colocacao-novos-refletores-barao-1987

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

barao-serra-negra-jogo-inauguracao
Foto: Livro Rocha Netto.
barao-serra-negra-1960
Foto: Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba
barao-construcao-acervo-zinsly-02
Foto: Zinsly/Acervo pessoal
arquibancada-coberta-barao-04-09-1965
Foto: Livro Rocha Netto.

 

Foto: Sylvino Torrezan/Acervo pessoal.
Foto: Sylvino Torrezan/Acervo pessoal.

Publicidade

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.