Campeonato Brasileiro Série D. XV volta a disputar um torneio nacional depois de 13 anos

O Campeonato Brasileiro da Série D, teve sua primeira edição em 2009, quando começou com 39 equipes. Este número foi aumentando a cada ano. O primeiro campeão foi o São Raimundo-PA, tendo o Macaé como vice e a Chapecoense na terceira posição.

Em 2010 foram 40 equipes participantes e o Guarany de Sobral ficou com o título em segundo o Madureira e na terceira posição o Araguaiana.

Em 2011 o Tupi comemorou o título, na segunda posição ficou o Santa Cruz e em terceiro o Cuiabá.

Em 2012 o campeão foi o Sampaio Correa, tendo como vice o Crac e o terceiro colocado o Baraúnas.

Em 2013 o título foi na Paraíba com o Botafogo, em segundo foi o Juventude e em terceiro o Tupi.

O Tombense comemorou o título em 2014, o Brasil de Pelotas em segundo e em terceiro o Londrina.

No ano de 2015, o Botafogo de Ribeirão Preto foi o primeiro Paulista a comemorar o título da Série D, com o River do Piauí em segundo e o Remo em terceiro.

Neste ano de 2016, o Volta Redonda soltou o grito de é campeão, em segundo chegou o CSA e em terceiro o São Bento de Sorocaba.

Em 2017 teremos a nona edição com 68 equipes participantes. A forma de disputa os clubes serão divididos em 17 grupos com 4 time cada, organizados regionalmente. Jogando contra todos do mesmo grupo, em turno e returno, num total de seis rodadas. Os primeiros colocados de cada grupo, além dos 15 melhores segundo colocados, avançam de fase.

Desta fase em diante, todas serão em sistema de mata-mata, com o clube de melhor campanha sempre jogando a partida decisiva em seus domínios. Os quatro semifinalistas conquistam o direito de disputar a Série C em 2018.

A Série D de 2017 terá seis equipes do Estado de São Paulo: Audax, Guaratinguetá, Portuguesa, Red Bull Brasil São Bernardo e XV de Piracicaba.

times-campeonato-brasileiro-serie-d

Publicidade

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.