Chapecoense é declarada Campeã da Copa Sul-Americana 2016

Foto: Giba Pace Thomaz/Chapecoense

A Conmebol anunciou nesta segunda-feira, 05 de dezembro que a Chapecoense, é Campeã da Copa Sul-Americana de 2016.

O time Catarinense, iria disputar a final da competição, na semana passada contra o Atlético Nacional, na Colômbia, quando o avião que transportava a equipe sofreu o acidente, matando 71 pessoas, entre jogadores, comissão técnica e jornalistas.

Com o título, a Chapecoense irá disputar pela primeira vez em sua história a Copa Libertadores da América de 2017, entrando diretamente na fase de grupos e arrecada o prêmio de 2 milhões de dólares (aproximadamente R$ 7 milhões). Com isso a Chape irá também disputar em 2017 a Recopa Sul-Americana, na qual irá enfrentar justamente o Atlético Nacional, atual campeão da Libertadores de 2016.

Confira a nota da Conmebol na íntegra

A Confederação Sul-Americana de Futebol confirma que o conselho da Conmebol, em sua qualidade de autoridade permanente encarregada de cumprir os Estatutos da Instituição decidiu declarar a Associação Chapecoense de Futebol campeã da edição 2016 da Copa Sul-Americana, assim como declarar o Atlético Nacional o reconhecimento estraordinário do prêmio “Centenário Conmebol de Fair Play.

1. Na quarta (30 de novembro). a Confederação Sul-Americana de Futebol recebeu uma carta do Club Atlético Nacional, dirigida ao senhor Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol, convidando a Conmebol a “entregar o título da Copa Sul-Americana à Associação Chapecoense de Futebol como homenagem “à sua grande perda e homenagem póstuma às vítimas fatais do acidente que enluta nosso esporte”.

2. Em decorrência disse, o Conselho tomou a decisão de nomear a Associação Chapecoense de Futebol como Campeã da Copa Sul-Americana de 2016 com todas as prerrogativas esportivas e econômicas que do título decorrem.

3. Para a Conmebol, não há maior mostra do “espírito de paz, compreensão e jogo limpo”, enunciado como objetivo da nossa Instituição, que a solidariedade, compreensão e respeito exibido pelo Club Atlético Nacional de Colombia com seus irmãos da Associação Chapecoense de Futebol do Brasil.

4. Em razão da petição realizada pelo Club Atlético Nacional, que com sua atitude promoveu o espírito de paz, compreensão e jogo limpo, e em busca de que os valores esportivos prevaleçam sempre sobre os interesses comerciais, o Conselho decidiu por vez declarar o Club Atlético Nacional com o prêmio “Centenário Conmebol de Fair Play”, que consistente em soma de um milhão de dólares.

Publicidade

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.