Coluna – Artes Marciais voltam aos treinos

Mais uma boa notícia divulgada nesta semana pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo informa que o Centro de Contingência ao Covid-19 validou os protocolos de algumas modalidades esportivas que estão autorizadas a reiniciar seus treinamentos e competições a partir de agora em municípios que estejam na Fase Amarela do Plano São Paulo, sem a presença de público com controle profissional das federações responsáveis. São elas: as modalidades coletivas de contato tais como as Artes Marciais/Lutas controladas pelas respectivas federações e as categorias de base do futebol profissional Sub-17 e Sub-23, controladas pela FPF (Federação Paulista de Futebol).

Foto Crédito: Vitor Prates

Assim, esportes como judô, taekwondo e karatê, esportes muito fortes em nossa cidade, poderão voltar aos treinos e competições, sempre, é claro, com muito cuidado e seguindo todos os protocolos exigidos pelas autoridades sanitárias. É mais uma vtiória contra a pandemia do novo coronavírus, mas seguimos em alerta porque, vale lembrar, ainda estamos em quarentena. As categorias de base dos clubes de futebol também poderão retornar aos treinamentos. Isso é muito bom porque não somente o XV de Piracicaba, mas todos os clubes fazem um trabalho social muito importante com essas crianças e adolescentes por meio do esporte.

Apesar da validação, o Centro de Contingência ao Covid-19 aproveita para esclarecer que o mundo está atravessando a pior pandemia dos últimos 100 anos e que ainda não há possibilidade de vacina. Por isso, neste momento, não é recomendável o retorno de atividades sem controle profissional e que provocam aglomerações, tais como futebol amador, práticas esportivas em quadras de aluguel, entre outras. Isso é muito importante ponderar porque, em Piracicaba, o nosso futebol amador e varzeano é muito forte e ativo. Mas, infelizmente, por enquanto ainda não poderemos ter essas competições retomadas nos campos de nossa cidade.

‘VAMO, VAMO XV!’ – O XV de Novembro decide na próxima segunda-feira, dia 14, o seu destino na Série A 2 do Campeonato Paulista. Encara o bom time da Portuguesa, no estádio do Canindé, às 17h, pela partida de volta das quartas de finais da competição. O SporTV promete transmitir a partida. No duelo de ida, nun jogo emocionante no Barão da Serra Negra, o nosso Nhô Quim bateu a Lusa por 3 a 2, de virada, com três gols de Daniel Costa. Agora, só um empate já nos é suficiente. Nossa torcida é grande!

Vale lembrar que somente os finalistas do Campeonato Paulista da Série A2 têm vaga assegurada na Série A1, a elite do futebol de São Paulo, em 2021. Os outros duelos também envolvem equipes tradissionalíssimas de nosso Estado: São Caetano x Monte Azul (no primeiro jogo, o time do ABC venceu por 1 a 0, em Monte Azul Paulista); São Bernardo x Juventus (no primeiro duelo, empate por 1 a 1 na Rua Javari); e São Bento x Taubaté (no primeiro jogo, empate sem gols no Vale do Paraíba).

Colunista – Alexandre Nascimento – Chefe do Setor de Eventos da Selam (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras)

Publicidade

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.