Coluna: Bom início do XVzão!

Foto Crédito: Israel Oliveira

O nosso XV de Piracicaba começou com vitória a Copa Paulista ao bater o Primavera, em Indaiatuba, por 2 a 1, com gols de David e Tito. Um belo início para o Nhô Quim, que vai em busca de mais uma conquista desta tradicional competição do Estado. Confiamos plenamente na equipe e no comando do professor Moisés Egert. Temos certeza de que o Nhô Quim fará uma bela campanha no torneio.

A Copa Paulista não terá rodada neste fim de semana, retornando na próxima terça-feira. O XV fará sua estreia em casa na quarta-feira, dia 11, quando receberá o Audax, às 15h. A equipe de Osasco também iniciou o torneio com um triunfo por 2 a 1, sobre a Inter de Limeira, no Estádio Municipal Prefeito José Liberatti, em Osasco. Vale lembrar, porém, que devido à pandemia não poderemos ir ao Barão da Serra Negra apoiar o nosso XVzão.

Devido à pandemia de covid-19, o torneio deste ano começou mais tarde e será mais breve. A competição teve início no último 4 de novembro e final marcada para 23 de dezembro, terá apenas 50 dias. Os 20 clubes foram divididos em cinco grupos de quatro, separados por regiões do estado, para facilitar a logística. Ao final da primeira fase, os três melhores de cada uma das cinco chaves que compõem esta primeira fase, além do melhor quarto colocado, avançam para as oitavas de final do torneio.

Os clubes vão em busca de dois objetivos. O primeiro deles é levantar um troféu no fim, como fez o São Caetano na edição de 2019. O outro é a vaga que o torneio garante para um campeonato nacional na temporada seguinte. Como já é tradição, o campeão da Copa Paulista pode escolher entre disputar a Copa do Brasil ou a Série D do Brasileirão do ano seguinte. O vice-campeão fica com a opção restante. Se for campeão, o XV escolherá a Série D. Mas não será fácil, pois temos uma grande quantidade de camisas de peso.

A FPF liberou a inscrição de atletas previamente cadastrados em uma lista secundária em qualquer momento do torneio. E Mesmo com o estado de São Paulo registrando números de queda de casos e mortes em virtude da covid-19, todos os protocolos de saúde adotados para os demais campeonatos nacionais serão implementados na Copa Paulista de 2020. A FPF também se comprometeu a pagar a realização dos exames de todos os clubes. Serão, por equipe, 38 testes por semana.

AO VIVO – Assim como também vem acontecendo com as demais competições organizadas pela Federação Paulista de Futebol, nos últimos anos, os torcedores dos clubes que disputarão a Copa Paulista de 2020 poderão assistir a todas as partidas ao vivo. Todos os jogos serão exibidos online e gratuitamente por meio da FPF TV, na plataforma MyCujoo. Uma boa opção em tempos de pandemia, quando estamos impossibilitados e irmos aos estádios ver o Alvinegro ao vivo.

Colunista – Alexandre Nascimento – Chefe do Setor de Eventos da Selam (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras) – Licenciado

Publicidade

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.