Coluna – Curso de Árbitros da AAPR faz história

Foto Crédito: AAPR

O curso de árbitros da Associação dos Árbitros de Piracicaba e Região (AAPR) é reconhecidamente o melhor do Brasil e, por sua credibilidade, vem há mais duas décadas formando profissionais para o esporte mais popular de nosso país. Agora mais uma etapa será finalizada, nesta terça-feira, dia 27, com a formatura da 21ª turma. Antes, nesta segunda-feira, dia 26, a última aula será ministrada pela presidente da Comissão de Arbitragem da FPF (Federação Paulista de Futebol), a ex-assistente Ana Paula Oliveira.

Ao longo dos seus 21 anos de curso, a AAPR formou aproximadamente 1200 árbitros e assistentes. Vários deles, inclusive, chegaram ao futebol profissional e integram o quadro da FPF e da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Para esse ano, houve duas novidades: a criação da Escola de Árbitros João Paulo Araújo, fundada este ano para legitimar os cursos, e ainda o primeiro ano o Curso de Formação de Árbitros de Futsal.

A vinda da ex-assistente Ana Paula de Oliveira é o fechamento de mais um ano de sucesso do Curso de Formação e Capacitação para Árbitros de Futebol da AAPR. A presidente da Comissão de Arbitragem da FPF encerra um ciclo de aulas com os melhores instrutores da arbitragem nacional, inclusive com a aula do ex-árbitro Leonardo Gaciba, atual presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, e de instrutores internacionais, como o português Paulo Pina. A palestra da Ana Paula será nesta segunda-feira, a partir das 19h30, no anfiteatro da Prefeitura de Piracicaba e exclusiva aos alunos do curso.

Já a formatura será realizada na terça-feira, no mesmo horário e local, para os graduados nos dois cursos. A programação da noite ainda traz a homenagem do Legislativo Piracicabano, que entregará uma Moção à AAPR e a entrega dos destaques de 2019. Neste ano, serão formados 65 novos árbitros de futebol, dentre eles alguns garotos e jovens do Projeto Jovens Árbitros. Já o Curso de Formação de Árbitros de Futsal, que foi realizado em parceria com a Liga Paulista, irá graduar 55 novos profissionais. O evento, que faz parte das comemorações dos 23 anos da entidade, terá transmissão pela AAPR TV (no Youtube e na página do facebook).

Vale lembrar que hoje o curso é unificado no futebol para a formação de árbitro, assistente ou representante. E no futsal também é o mesmo curso para árbitros ou anotadores e cronometristas. Ainda segundo a AAPR, o Curso de Formação e Capacitação para Árbitros de Futebol credencia para atuar no futebol não profissional, incluindo as competições oficiais do Governo do Estado e com diploma aceito em todo o território nacional. Já o curso de futsal habilita o formando para atuar em todas as competições da Liga Paulista de Futsal, inclusive na categoria principal.

Por tudo isso, tanta credibilidade! Hoje a AAPR é reconhecida nacionalmente e ganhou o status de “melhor associação de árbitros do Brasil” pelo modelo de gestão administrativa e também por suas ações sociais. No período mais crítico da pandemia, por exemplo, a entidade distribuiu cestas básicas por seis meses. Hoje, o associação tem seguro de vida e acidentes, uma série de convênios e a Diretoria Executiva conseguiu reajustar todas as taxas de arbitragem em torno de 10%, acima da inflação acumulada nos últimos 12 meses.

Atualmente, a AAPR é presidida pelo amigo Renato Canadinho, com Laércio Soares como vice. A Escola de Árbitros João Paulo Araújo tem a direção de Elder Dantas, com Felipe Teixeira como secretário; João Luiz como coordenador de cursos e Fabíola Silva como coordenadora pedagógica. São pessoas que temos de parabenizá-las por elevar o nome da arbitragem e de Piracicaba por todo o Brasil e pelo mundo. Parabéns e mais sucesso!

Colunista – Alexandre Nascimento – Chefe do Setor de Eventos da Selam (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras) – Licenciado

Publicidade

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.