Coluna: Momento do Apito!

Olá queridos leitores desta coluna!

Estamos aqui para mais uma temporada no “Resenha Esportiva” com meu amigo Vitor Prates, o melhor fotografo de nossa região!

Aqui falaremos sobre arbitragem, regras, fatos, curiosidades e iniciativas nas mais variadas modalidades esportivas, sempre, com o compromisso ético e leal das informações, e é claro, também expondo nossas opiniões!

Riva, um amigo!

O falecimento do nosso querido Riva no último dia 31/12 pegou a todos de surpresa, mas, se esta foi a vontade de nosso Pai nos resta aceitar e respeitar o ciclo natural da vida. Que Deus possa confortar familiares, amigos e entes queridos. Riva dedicou os últimos anos de sua vida em funções administrativas do esporte piracicabano, respondendo pelo expediente da Selam – Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras da Prefeitura.

Personalidade, coragem e atitude!

É o que está faltando para um projeto inovador e transformador na arbitragem nacional e neste sentido a ANAF – Associação Nacional dos Árbitros de Futebol apresentou ao presidente Rogério Caboclo da CBF um projeto de uma nova arbitragem, com oportunidades para todos, independente, de seu Estado de origem.

Mundial de Clubes da FIFA!

O mais importante torneio de clubes da FIFA terá nesta edição e pela primeira vez a presença de um trio feminino e será liderado pela árbitra brasileira Edina Alves, tendo como assistente a também brasileira Neuza Back e Mariana de Almeida da Argentina. Se o trio atuar entrará para a história por ser o primeiro trio feminino a atuar em jogos profissionais masculinos da FIFA.

O objetivo também é avaliar o potencial feminino, pois, a FIFA pretende ter a presença de árbitras e assistentes do Mundial do Catar.

Quadro de Árbitros FIFA para VAR

Como informamos anteriormente a FIFA criou seu quadro internacional de árbitros específicos para o VAR. O Brasil contará com sete representantes e nosso Estado com dois profissionais: Rodrigo Guarizo do Amaral e Cláudio Rocha Filho.

Palmeiras na Libertadores!

Um grande jogo frente ao River e a vitória de 3×0. Para muitos estão o alviverde já está na grande final, mas, a equipe argentina já foi time de grandes viradas no torneio internacional. Vamos aguardar!

Santos na Libertadores!

A equipe praiana teve um pênalti claro não marcado a seu favor em jogo frente ao Boca Juniors e a vaga para a grande final está em aberto, sem favoritos.
A Conmebol divulgou todo o diálogo do lance do penal e não restou dúvidas.

São Paulo FC!

Pode terminar a temporada sem nenhum título se seguir o ritmo atual. Nos momentos decisivos o tricolor do Morumbi tropeça. Mas ainda é líder e pode seguir assim até o fim do campeonato.

Covid, vacina e o esporte!

É grande a expectativa para que o Plano Nacional de Vacinação surta os efeitos práticos e o esporte retorne para todos, principalmente, na esfera não profissional.

Carnaval, São Silvestre e Jogos Olímpicos

Ao que promete o segundo semestre terá o retorno de festas populares e grandes eventos esportivos, tudo isso a partir de julho.

22º Curso de Formação e Capacitação para Árbitros de Futebol – Piracicaba

A Escola de Árbitros João Paulo Araújo divulgará nos próximos dias seu Calendário de Cursos e o Edital para o 22º Curso de Formação e Capacitação para Árbitros de Futebol.

Associada AAPR torna-se Instrutora FIFA para o Futsal

Renata Leite, associada e aluna formada no último curso de futebol realizado pela AAPR, tornou-se Instrutora FIFA de Arbitragem na modalidade Futsal a partir de 01/01/2.021. Ela que foi árbitra internacional por dez anos e a única mulher a atuar em uma Copa do Mundo Masculina seguirá agora na arte da ensinar. Te desejamos muito sucesso nesta nova fase desta vida!

Nova Comunicação Visual

Seguindo com trabalho que vem desenvolvendo a AAPR lançou sua nova logomarca institucional que nos leva a ter uma nova entidade de esportes, manteve a sua tradicional logo como referência à arbitragem (incluindo como escudo dos associados), lançou também a nova logomarca da Escola de Árbitros João Paulo Araújo e manteve a do Projeto Jovens Árbitros. Este ano a AAPR completa 24 anos de fundação e segue como uma das melhores associações de arbitragem do Brasil.

Futebol Amador em Piracicaba e no mundo!

O Futebol Não Profissional e sem protocolos previamente aprovados continua proibido. Em uma iniciativa única no mundo a AAPR foi a responsável pelo retorno do futebol não profissional em Piracicaba, no último mês de dezembro, em projeto piloto que finalizou a Copa Libertadores da Várzea. A competição teve protocolo elaborado pela associação de árbitros e aprovação do Comitê de Contingência da Prefeitura de Piracicaba. O Relatório final foi encaminhado para o Governo do Estado de São Paulo, através da Secretária de Esportes, Lazer e Juventude, que inclusive, reconheceu a importância e parabenizou pelo resultado do projeto. A título de informação o projeto teve testagem em todos os envolvidos e em todas as rodadas e foi realizado com apoio da Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam) da Prefeitura.

2.021!

A todos um Próspero Ano, com muitas conquistas e bençãos! Que tenhamos muita saúde, paz e amor! Que seja um ano de oportunidades e de evolução!

Colunista: Renato Canadinho, atual é Presidente da AAPR, Comunicador e Instrutor de Arbitragem, foi árbitro de futebol CBF/FPF e Analista de Arbitragem.

Publicidade

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.