Coluna – Momento do Apito!

Olá queridos leitores desta coluna!

Estamos aqui para mais uma participação no “Resenha Esportiva” com meu amigo Vitor Prates, o melhor fotografo de nossa região!

Aqui falaremos sobre arbitragem, regras, fatos, curiosidades e iniciativas nas mais variadas modalidades esportivas, sempre, com o compromisso ético e leal das informações, e é claro, também expondo nossas opiniões!

VAR…VAR e VAR – Nada Justifica!

O VAR (Árbitro de Vídeo) teve novamente um final de semana de destaque na rodada do Brasileirão e apesar das polêmicas acertou na maioria dos lances capitais, legitimando o resultado.

A polêmica é grande em torno do assunto, mas, de fato a tecnologia detecta o que o olhar e condição humana muitas vezes não vê. A ferramenta é boa, o que precisa-se é capacitar cada vez mais quem a usa e quem interpreta o lance. O VAR vem perdendo a sua idéia original, mínima interferência e está se tornando protagonista. Em minha opinião deve agir em lances grotescos de arbitragem e não em interpretação. O protocolo que vem sendo utilizado está fazendo com que muitos árbitros atuem, aguardando o VAR para “carimbar” sua decisão ou corrigir. Os assistentes então, ignoram, os conceitos da Regra 11 – Impedimento e aguardam tudo o VAR e se eles continuarem com essa “omissão”, serão, certamente substituído por robôes ou outras tecnologias.

O Brasil também precisa rever o “ter parte da cabeça, tronco ou pés a frente do penúltimo adversário” em conformidade com outros dois itens: “estar na mesma linha que o penúltimo defensor não constitui em infração” e “estar na posição de impedimento não constitui uma infração”, pois, o resto do mundo quando acontece esses lances milimétricos ou de corpo em linha com corpo do adversário, o jogo segue e muitos gols são marcados.

O VAR continuará à ser alvo de polêmicas, mas, tudo é questão de alinhamento de protocolos. Não podemos destruir a essência do futebol, e a polêmica faz parte dela.

Nada justifica 1:

O excesso de reclamações de jogadores, comissões técnicas e até de imprensa esportiva em relação ao VAR.

Nada justifica 2:

Jogadores sinalizando o VAR em protestos e após marcação de gol. Essa ação é considerada infração e punida com cartão amarelo.

Nada justifica 3:

O goleiro do Botafogo destruir a cabine do VAR pós jogo, e ele deverá ser exemplarmente punido por este ato, pois, se a moda pega…!

O retorno das competições sulamericanas!

A Conmebol implementará uma nova forma de escala de árbitros e assistentes para a Libertadores. Devido a pandemia e evitando viagens longas, as equipes de arbitragens serão de países limítrofes, devendo a equipe de oficiais realizar os testes antes de se deslocarem às suas sedes.

Os jogos para cada grupo de arbitragem pode ser conferida no link abaixo:

http://www.conmebol.com/pt-br/conmebol-comunica-sistema-de-convocatoria-e-designacao-de-arbitros-para-volta-da-conmebol

Nunca será só futebol!

Tive a grata oportunidade de registrar esse momento de um torcedor do XV acompanhando a partida da equipe no último domingo e à sua maneira viver a plenitude desse sentimento.

Usei a foto para registrar uma reflexão e ela rapidamente rodou o Brasil, graças a rede mundial de computadores e o alcance de mídias sociais.

Depois soube tratar-se de “Sabiá”, fanático torcedor do XVZÃO.

Foto: Renato Canadinho

Essa foto rendeu elogios até do “dono” do Blog e o melhor fotografo de Piracicaba, meu amigo Vitor Prates!

Neymar e sua patrocinadora esportiva!

Notícias dão conta de que Neymar e a Nike deverão romper o atual contrato de patrocínio, em virtude de não chegarem a uma proposta financeira. Todos sabemos que o pai do atleta é quem toma essas decisões e será esta mais um dos seus “acertos” na carreira do filho?

Dizem nos bastidores que a PUMA deve ser a nova patrocinadora do atleta.

Messi e sua saída do Barcelona!

Não vou entrar nesta “dividida” de quem ganhou mais com quem, apenas, acredito que ambos tiveram uma importância única para o outro. E nesta linha Messi demonstra mais uma vez o quanto é de uma personalidade forte, usando seu nome (marca) em apenas ações em que ele acredita, mantendo-se discreto na maioria das vezes e sendo família. Até quando foi pego no erro da sonegação de impostos por “camuflar” a relação, foi condenado e pagou o que era de direito aos cofres públicos. E agora “pega as rédeas” e decide que é hora de mudar. Mudanças são boas, nos revigoraram!

Que o exemplo de Messi seja multiplicado, observado e seguido!

Futebol não profissional continua proibido!

Na maioria das cidades e países o esporte amador, coletivo e de contato físico, continua proibido em virtude da pandemia.

AAPR e suas conquistas!

FUTEBOL:

O 21º Curso de Formação e Capacitação para Árbitros de Futebol, realizado pela Associação de Árbitros de Piracicaba e Região por meio da Escola de Árbitros João Paulo Araújo segue a todo vapor e com os melhores instrutores do país. Hoje a aula será com Emerson Sobral (instrutor e analista CBF) com as regras 9 e 10 e amanhã a aula será com Sérgio Oliveira (Instrutor CBF) com as regras 13 e 14.

FUTSAL:

A Associação de Árbitros de Piracicaba e Região negociou e conseguiu mais dez vagas extras para o Curso de Formação de Árbitros que realizará em parceria com a Liga Paulista de Futsal de 18 a 20 de Setembro. Restam apenas seis. Mais informações no e-mail: aapr.escola@gmail.com

DESTAQUES DO ANO:

A AAPR estará elegendo no próximo dia 11/09 – Dia do Árbitro os destaques da Temporada 2.019. As categorias são: Representante Destaque e Revelação, Assistente Destaque e Revelação e Árbitro Destaque e Revelação. Em todas as categorias haverá a premiação: Ouro – Prata e Bronze.

AAPR TV:

Mais um canal para esportes!

Estréia 11/09 – Dia do Árbitro!

Renato Canadinho, atual é Presidente da AAPR, Comunicador e Instrutor de Arbitragem, foi árbitro de futebol CBF/FPF e Analista de Arbitragem.

Publicidade

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.