Coluna – Momento do Apito!

Olá queridos leitores desta coluna!

Estamos aqui para mais uma participação no “Resenha Esportiva” com meu amigo Vitor Prates, o melhor fotografo de nossa região!

Aqui falaremos sobre arbitragem, regras, fatos, curiosidades e iniciativas nas mais variadas modalidades esportivas, sempre, com o compromisso ético e leal das informações, e é claro, também expondo nossas opiniões!

Um fim de semana tranquilo pro VAR!

Finalmente essa rodada foi tranquila para o VAR, ou melhor, seus operadores foram inteligentes e sensatos e as equipes não proporcionarem lances difíceis para grandes polêmicas.

Protestos, cobranças e preconceito!

Invasão de centro de treinamento em Santa Catarina, pressão de torcida organizada em aeroportos e o suposto preconceito de racismo sofrido por Neymar foi o que marcou este fim de semana no futebol do Brasil e no mundo. Jogadores de todos os clubes fizeram um ato silencioso e que muito representa, cruzaram os braços nos primeiros segundos do início de vários jogos, querendo mostrar que eles são o motivo do futebol existir, que são profissionais e tem família e nada, absolutamente nada, justifica as agressões.

Quartas de final Série A2 – Jogos de Ida!

Em dois jogos tivemos arbitragens polêmicas. Lucas Bellote que atuou no jogo entre Taubaté e São Bento e Leandro Carvalho da Silva que atuou no jogo entre XV e Portuguesa.

Quartas de final Série A2 – Jogos de Volta!

São Caetano e São Bernardo já estão classificados para as semifinais da Série A2 do Paulistão 2.020 e tiveram arbitragens dos profissionais escalados para atuação nesta categoria: Márcio Henrique de Gois e Thiago Luis Scarascati.

Já nas quartas de finais  que em seu primeiro jogo a arbitragem deixou e muito a desejar terá arbitragem FIFA no comando do apito. Rafael Claus apitou com maestria , tranquilidade soube se impor nós momentos certos e com pouquíssimas faltas a equipe Piracicabana venceu em pleno Canindé bpor 1 tendo a 0  . Em Sorocaba teremos outro árbitro do quadro internacional FIFA e será o Luiz Flávio de Oliveira para partida entre São Bento x Taubaté.

A pressão dos dirigentes das equipes prejudicadas pela arbitragem, nos jogos de ida das quartas de final, foram muito grandes, o que fez com que a Comissão de Arbitragem da FPF escalasse seu pelotão de elite para os confrontos decisivos, deixando, momentaneamente de lado, outros pré-selecionados e que estavam nos treinamentos específicos da A2, pós pandemia e que visou o retorno.

Globo: novela e futebol

Por muitas décadas o principal produto do Grupo Globo foi as suas novelas, assistidas e premiadas em todo o mundo! Atualmente o principal produto do mesmo grupo é o futebol e sua incrível receita, que alinhada ao seu jornalismo, geram receitas bilionárias.

Agora o futebol sulamericano e internacional do “plim plim” vai pro SBT, que transmitirá os principais jogos da Copa Libertadores da América e Silvio Santos com anuência da Conmebol pretende marcar os jogos no mesmo horário da novela das 9 do Grupo Globo, em uma incrível, briga pela audiência e números do Ibope.

Final do Campeonato Catarinense é marcada por jovens promessas!

A Comissão de Arbitragem da Federação Catarinense vem realizando um enorme processo de renovação na arbitragem do Estado, revelando e capacitando novos árbitros à nível estadual e nacional. Com seus árbitros FIFA escalados pela Conmebol e os de maior experiência pela CBF em um ato de coragem a CEAF Catarinense designou somente árbitros jovens para as duas finais da primeira divisão no Estado entre Brusque e Chapecoense. No jogo de ida a arbitragem esteve a cargo de Diego da Costa Cidral e no jogo de volta com Rodrigo D´Alonso.

Futebol Feminino e sua crescente!

O futebol feminino está batendo todos seus recordes, tanto nos gramados, quanto nas transmissões e retorno de mídia.

Futebol não profissional continua proibido!

Na maioria das cidades e países o esporte amador, coletivo e de contato físico, continua proibido em virtude da pandemia. Tratativas devem permitir o retorno no Estado do Rio de Janeiro, logo na primeira quinzena de Outubro.

AAPR e suas conquistas!

FUTEBOL:

O 21º Curso de Formação e Capacitação para Árbitros de Futebol, realizado pela Associação de Árbitros de Piracicaba e Região por meio da Escola de Árbitros João Paulo Araújo segue a todo vapor e com os melhores instrutores do país. Hoje a aula será com Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza, árbitro da Federação Paraibana de Futebol.

Na última quarta-feira tivemos Emerson Augusto de Carvalho como palestrante, oportunidade em que ele falou  sobre a Regra 6: Os outros oficiais de arbitragem.

FUTSAL:

Nesta sexta-feira iniciaremos o Curso de Formação de Árbitros de Futsal em parceria com a Liga Paulista de Futsal e será diplomado mais de cinquenta novos árbitros.

Renato Canadinho, atual é Presidente da AAPR, Comunicador e Instrutor de Arbitragem, foi árbitro de futebol CBF/FPF e Analista de Arbitragem.

Publicidade

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.