Coluna – Rumo ao título, XV!

Foto Crédito: Michel Lambstein

Foram definidos nesta semana os grupos da Copa Paulista 2020. A competição será disputada por 20 equipes, divididas em cinco chaves com quatro clubes cada. Os três melhores times de cada grupo, mais o quarto mais bem colocado, estarão classificados para a disputa das oitavas de final. A partir desta segunda fase, a competição será decidida no mata-mata, sempre com jogos de ida e volta.

Uma boa notícia é que haverá testes semanais nos elencos e comissões técnicas de todos os clubes participantes. E 100% dos exames serão custeados pela FPF (Federação Paulista de Futebol) – 38 testes por semana em cada equipe. Outra decisão acertada da FPF é que não haverá cobrança dos clubes para inscrição dos atletas. Um fôlego para os times, que passam por sérias dificuldades financeiras impostas pela crise sanitária que estamos vivendo.

Como em anos anteriores, o campeão da Copa Paulista poderá escolher entre uma vaga para a Copa do Brasil ou para a Série D do Campeonato Brasileiro, em 2021. O vice-campeão ficará com a vaga que sobrar. Em virtude de ser um ano atípico e com o calendário apertado, o campeonato terá início em 4 de novembro e final em 23 de dezembro, ou seja, somente um mês e meio de disputas. O XV de Piracicaba foi campeão do torneio em 2016 e vice em duas oportunidades: 2008 e 2019.

Sobre a preparação, o Alvinegro apresentou nesta semana os quatro primeiros reforços: o lateral-direito Cleiton Savedra, ex-Monte Azul, o lateral-esquerdo Jonathan, ex-Inter de Limeira, e os atacantes Tito, ex-Marília, e Jajá, ex-Criciúma. Os contratos dos jogadores são válidos apenas para a Copa Paulista. O técnico Moisés Egert, também apresentado nesta semana, pretende fechar o grupo o mais rápido possível para dar conjunto e entrosamento ideais ao time. Afinal, a meta é conquistar o título e vaga na Série D do Brasileiro.

O Alvinegro está no Grupo 3, ao lado de Audax (Osasco), Inter de Limeira e Primavera (Indaiatuba). Como se classificam três times (e mais um quarto colocado), o XV não deverá ter problemas nesta fase. Ou seja, dos 20 clubes participantes, 16 de classificam para o mata-mata.

O Grupo 1 terá Botafogo (Ribeirão Preto), Marília, Novorizontino (Novo Horozonte) e Rio Preto; o Grupo 2 terá Atibaia, Comercial (Ribeirão Preto), Ferroviária (Araraquara) e Velo Clube (Rio Claro); o Grupo 4 terá Juventus (São Paulo), Ponte Preta (Campinas), Portuguesa Santista (Santos) e São Bernardo; e Grupo 5 Água Santa (Diadema), Guarani (Campinas), Nacional (São Paulo) e Portuguesa (São Paulo).

RECADO FINAL – Piracicaba está vivendo a Fase Verde do Plano São Paulo. É uma ótima notícia, pois as academias de todas as modalidades esportivas e centros de ginásticas poderão abrir as portas por 12 horas e com 60% da capacidade total – e não 30% como era anteriormente. Porém, devemos lembrar que o coronavírus é ainda uma realidade e temos se continuar firmes, sem baixar a guarda, e continuar com as nossas medidas de segurança. Foi dessa forma que chegamos até aqui, na Fase Verde. Vamos nos cuidar!

Colunista – Alexandre Nascimento – Chefe do Setor de Eventos da Selam (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras) – Licenciado

Publicidade

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.