Coluna: Thaiane Delfaco

O que é o Wai Kru Ram Muay?

Conheça as tradições mais importantes do Muay Thai
O ritual tradicional do muay thai é composto por 2 partes, o wai kru e o ram muay. É realizado antes da luta com a tradicional música sarama.

Wai é uma saudação tradicional do povo tailandês, onde eles juntam as mãos como em uma oração. Kru significa professor/treinador. Como um todo, o wai kru é uma forma de prestar respeito aos treinadores, à academia, aos parceiros de treinamento e à família. O wai kru é a porção do ritual onde o lutador circula os 4 cantos do ringue antes de se ajoelhar e se curvar 3 vezes para mostrar respeito a Deus e ao homem.

Ram significa dança e Muay significa boxe … Temos uma ‘dança de boxe!’ O ram muay é composto de movimentos simples ou complexos, que o lutador demonstra à multidão exibindo seu estilo e controle. Cada ram muay é pessoal e único, podendo ser desde muito elaborado a fácil e simples. Às vezes é possível saber em qual ginásio o lutador treina, pois a maioria dos lutadores da mesma academia tem um estilo similar de ram muay wai kru.

Ao realizarem o ritual antes da luta, os lutadores de muay thai, também utilizam adereços na cabeça, conhecido como Mongkols, e braçadeiras conhecidas como Prajioud, onde cada lutador leva seus próprios significados, história e poderes por trás deles!

Conhecer e aprender a prática do Ram Muay Wai Kru é muito importante para os praticantes de Muay Thai. A prática serve para acalmar e fortalecer a mente antes da luta. Mas a Arte não é em vão, estão envolvidos muito mais que apenas técnicas, envolvem filosofia e crenças milenares.

Referências:

https://muay-thai-guy.com/wai-kru-ram-muay.html

Publicidade

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*