Governo de São Paulo anuncia cancelamento dos Jogos Regionais e Abertos do Interior em 2020

O Governo do Estado anunciou nesta segunda-feira, 10 de agosto, que as principais competições como Jogos Regionais e Jogos Abertos do Interior Horácio Baby Barioni ou mais precisamente conhecido como Jogos Abertos do Interior, estão CANCELADOS em razão da pandemia do Covi-19. Anteriormente, os Jogos Regionais deste ano tinha sido adiados para outubro.

Os Jogos Regionais tradicionalmente são realizados no meio ano e se se concentram nas oito Regiões Esportivas de São Paulo. A competição classificava os melhores para os Jogos Regionais, que estava previsto para ser realizado na cidade de Sorocaba, que sediaria a competição após 66 anos.

História Jogos Regionais e Jogos Abertos do Interior:

São disputados pelas representações municipais do Estado de São Paulo e anualmente é realizado pela Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer, em conjunto com os municípios-sede. As competições sempre são realizadas em oito região.

Os Jogos Regionais aconteceram pela primeira vez, em 1950, na cidade de Presidente Prudente, organizado por um grupo de dirigentes locais.

Piracicaba participou de toadas as edições dos Jogos regionais e aparece como uma das pioneiras desse evento.

É importante citar que em 1989 os Jogos Regionais não foram realizados e, em 2016, não aconteceram disputas apenas da 3ª RE, região a que Piracicaba pertence, pelo fato de nenhum município se interessar em sediar o evento.

Em 2019, Piracicaba foi a campeã com 282 pontos da 3ª Região Esportiva, seguido de Bauru em segundo com 254 pontos e São Carlos na terceira posição com 243 pontos.

Jogos Abertos do Interior

Foram criados em 1.936 em Monte Alto no Estado de São Paulo, por Baby Barioni ex-jogador de basquete de importantes clubes.

Como Campeonato Aberto do Interior, a competição reuniu seis cidades que disputaram jogos de basquete: Monte Alto, Franca, Mirassol, Olímpia e Piracicaba e Uberlândia. O título ficou com Uberlândia e Piracicaba com o vice-campeonato.

Santos é a cidade que mais ficou campeã, foram 26 vezes, seguido de São Caetano do Sul com 15 vezes e Santo André com 12 títulos.

Piracicaba sediou os Jogos Abertos do Interior em quatro oportunidades: 1955, 1958, 1988 e 2008.

Informações da História dos Jogos no site da SELAM.

Publicidade

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.