Há 25 anos, o Brasil conquistava mundial feminino de basquete

Foto: Divulgação/Arquivo/CBB / Estadão Conteúdo

Neste dia 12 de junho, há exatos 25 anos o Basquete Brasileiro conquistava uma das maiores conquistas, que foi o título do Mundial de 1994, na Austrália.

Uma seleção que foi desacreditada e trouxe a medalha de ouro, passando por grandes potencias do cenário internacional como: Estados Unidos, Espanha, Cuba e China.

Na estreia o Brasil teve pela frente Taiwan e vitória sem dificuldades por (112 a 83), derrota para Eslováquia (88 a 99) e a reabilitação contra a Polônia (87 a 77). Com estes resultados, o Brasil se garantiu na segunda fase, quando novamente conseguiu êxito.

Abriu a etapa vencendo a velha rival Cuba (111 a 91), depois veio uma derrota para a China (97 a 90) e a recuperação contra a forte Espanha (92 a 87).

Na semifinal contra os Estados Unidos foi um jogo emocionante e a vitória por 110 a 107.

A final foi contra a Seleção da China, da gigante Zheng Haixia, e o placar foi 96 a 87 e o Brasil no lugar mais alto do pódio.

Hortência, Paula, Janeth, Leila e Alessandra formavam o quinteto titular, com Helen, Adriana, Simone, Roseli, Ruth, Dalila e Cíntia Tuiu fechando o elenco campeão do mundo, sob o comando do técnico Miguel Ângelo da Luz.

A classificação final do Mundial da Austrália foi esta: 1º- Brasil; 2º- China; 3º- Estados Unidos; 4º- Austrália; 5º- Eslováquia; 6º- Cuba; 7º- Canadá; 8º- Espanha; 9º- França; 10º- Coréia do Sul; 11º- Itália; 12º- Japão; 13º- Polônia; 14º- Taipé; 15º- Nova Zelândia; e 16º- Quênia.

Publicidade

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.