Há 68 anos o XV era campeão da “Lei do Acesso”

FOTO E INFORMAÇÕES: "A HISTÓRIA DO XV", de Delphim F. Rocha Netto.

Há 68 anos o XV de Piracicaba sagra-se campeão da “Lei do Acesso”, o equivalente a Série A2 do Campeonato Paulista.

No dia 13 de fevereiro de 1949 e o Nhô Quim, goleava a equipe do Linense, pelo placar de 5 x 1.

O XV de Piracicaba entrou naquele ano como um dos favoritos a conquista de mais um título, já que tinha conquistado a competição em 1947. No ano de 1948, o campeonato ganhou um valor a mais, pois a Federação Paulista de Futebol instituiu, que com anuência dos 10 clubes fundadores da entidade, decidiu dar uma vaga na Primeira Divisão do Estado de São Paulo de 1949, para o campeão de 1948.

Campeonato da Lei do Acesso de 1948, começou com 42 clubes, distribuídos em três grupos, com 14 equipes, com a Série Preta, Branca e vermelha.

O XV de Piracicaba faturou a Série Prata, somando 40 pontos. Já o Rio Pardo F.C. foi campeão da Série Vermelha, com 49 pontos e o Linense campeão da Série Branca, com 35 pontos ganhos.

Torneio dos Campeões, que foi chamado a segunda fase da competição e reuniu, XV de Piracicaba, Linense e Rio Pardo, que faturaram suas Séries. As equipes jogaram entre si em turno e returno, atuando uma partida em seus domínios e a outra na casa do adversário.

No final, os três times estavam empatados, com 4 pontos ganhos.

Ciente disso, a Federação Paulista de Futebol, e já no de 1949, a entidade decidiu, realizar então um torneio, na capital para definir o campeão do Interior de 1948.

No sorteio realizado pela FPF, o Linense acabou ficando de chapéu, esperando o vencedor da partida envolvendo XV de Piracicaba e Rio Pardo e o Nhô Quim venceu pelo placar de 2 x 1. A decisão de 1948, que foi jogado em no dia 13/02/1949, teve como duas grandes equipes decidindo o título, entre XV de Piracicaba e Linense.

O grande campeão do Interior, o pioneiro da “Lei do Acesso”, XV e Linense, jogaram no Estádio do Palestra Itália, que recebeu um excelente público e gerou uma renda de Cr$ 110.655,00.

FICHA TÉCNICA:

XV DE PIRACICABA 5 x 1 LINENSE

Data: 13 de fevereiro de 1948;
Local: Palestra Itália, em São Paulo/SP;

Gols: Gatão (XV), aos 4′ e 36′, Rabeca (XV), aos 9′ e 34′, De Maria (XV), aos 22′ e Moreno (Linense), aos 28′, todos do segundo tempo.

XV DE PIRACICABA: Ari, Elias e Idiarte; Cardoso, Strauss e Adolfinho; De Maria, Sato, Picolino, Gatão e Rabeca. Técnico: Eugênio Vanni.

LINENSE: Leopoldo, Noca e Jair I; Gatinho, Braz e Mário; Demais, Moreno, Carabina, Jair II e Carmelo.

FOTOS E INFORMAÇÕES: “A HISTÓRIA DO XV”, de Delphim F. Rocha Netto.

Publicidade

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.