Marcos Novello e o ciclismo

Na nossa série de entrevistas, conversamos com Marcos Novello ciclista que é da equipe Green Piracicaba. Já disputou diversos campeonatos conquistou várias medalhas, conta sua história em nosso site.

Resenha – Quem é Marcos Novello?

Marcos – Tenho 44 anos, Ciclista a 30 temporadas (apaixonado pelo esporte), professor de educação física com especialização pelo COB/ABT na detecção e formação de talento bem como em treinamento de alto rendimento, treinador atuante na equipe GREEN Piracicaba, pai da Lorena.

Resenha – Conte um pouco sobre os campeonatos que disputou? Qual o cronograma para o restante da temporada?

Marcos – Poxa, difícil contar de todos os campeonatos, foram incontáveis competições ao longo destes 30 anos. Algumas delas tenho um carinho mais especial como a medalha de bronze no mundial de pista 1999 no Uruguai; título de Campeão Geral da Volta do estado de São Paulo 2007;

As três medalhas em campeonatos Pan-Americanos (duas pratas e um bronze); as duas participações em Jogos Pan-Americanos (Santo Domingo 2003 e Rio 2007); os dois Jogos Sul-Americanos (Curitiba 2002 e Medellin na Colômbia 2010).  Para este ano há uma incerteza bastante grande. Muito provável não teremos os jogos regionais e torço para que os jogos abertos sejam realizados. Provavelmente tenhamos os campeonatos nacionais que podem acontecer no 2º semestre e tentaremos estar presente com a equipe

Resenha – O ciclismo sabemos que treinar dentro de casa é difícil, como manter o ritmo de treinos, nessa quarentena?

Marcos – Bom, o ciclismo sempre foi um dos esportes de maior tecnologia no mundo e hoje além dos rolos mais comuns temos inúmeras opções de treinamento indoor recheados de tecnologia que facilita de mais os treinos tanto em dias de chuva como no atual momento em que vivemos. Para ter idéia temos rolos de treinamento no qual é possível através de vários APP você simular treinamentos nas mais diversas partes do planeta bem como realizar competições de alto nível com atletas de qualquer parte do mundo.  Então de certa forma os ciclistas em geral tem conseguido se manter ativo e em boa forma. 

Resenha – Sonho?

Marcos – Como ciclista grande parte deles eu pude realizar, mas ainda tenho sonho de retomarmos uma equipe do mais alto nível na cidade podendo fortalecer ainda mais o esporte tanto no município como no país e tenho enorme desejo em contribuir com minha experiência jovens atletas que sonham em buscar um lugar no esporte.

Resenha – Como que você vê o ciclismo no Brasil?

Marcos – Passamos por um momento bem difícil, principalmente no ciclismo de estrada e pista, com grande diminuição de provas no calendário nacional (tanto provas nacionais como internacionais), tudo isso devido à crise a qual o país atravessa desde 2016 e a má gestão de algumas entidades do esporte. No entanto para o MTB  o cenário é outro. Um grande número de pessoas que passaram a utilizar-se da bicicleta ( principalmente as tipo MTB) como lazer e esporte, fazendo com que as competições ganhassem muitos produtores independentes e conseqüentemente um grande número de provas, assim como aconteceu com as corridas de ruas! Isso tem um lado bom, pois com grande número de praticantes torna se mais possível revelar novos talentos para a modalidade.

Resenha – Dicas pra quem quer começar no ciclismo?

Marcos – O ciclismo é um esporte apaixonante que a cada dia vem ganhando mais adeptos. Mas requer alguns cuidados básicos como uso de equipamentos de proteção (capacete, luvas e óculos) vestimentas adequadas para a prática (calção com forro próprio camiseta correta), escolha e ajuste da bicicleta de acordo com a individualidade de cada um (as bicicletas possuem tamanhos diferentes e a altura do selim e comprimento também fazem parte de um ajuste mais “fino”). Escolher um local menos movimentado e com trajetos com pouca variação de relevo para iniciar. Obter informações do trajeto com pessoas que já percorreram o caminho. Lembrar-se da hidratação durante o exercício e claro, se for possível busque a ajuda de um profissional da área, para que possa orientar as especificidades da modalidade.

Publicidade

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.