Momento do Apito

Uma semana sem grandes polêmicas para a arbitragem no Futebol Paulista, se comparado a rodadas anteriores e a outros Estaduais, porém, a determinação em renovar o quadro envelhecido da FPF vem fazendo com que alguns profissionais sejam alçados a categorias superiores, sem ter adquirido a experiência e vivência necessária para lá estar. Não estou me referindo à competência dos senhores árbitros e árbitras, mas, chegará um momento no jogo que essa “experiência” vai ser totalmente necessária para a decisão à ser tomada. A CEAF/SP está correta em buscar essa renovação e tem meu total apoio, inclusive, parabenizo toda a Comissão por mais uma Jornada Técnica realizada.


Ontem, Dia Internacional da Mulher, a FPF realizou ação institucional falando sobre as mulheres no futebol paulista, uma campanha sensacional, principalmente, porque veio acompanhada de ações práticas da Presidência da Entidade e suas diretorias e departamentos, ações das quais destaco o Curso de Gestão para as mulheres.

Tenho percorrido o Estado, como instrutor de arbitragem, e notado o quanto a categoria desses profissionais é “carente” e juntamente com amigos e parceiros, teremos novidades em breve para o segmento, pois, o árbitro tem que viver a experiência do “amador”, ali é a melhor escola!

O IFAB pretende tornar mais claro e de fácil interpretação a Regra 11 do futebol (Impedimento) ao dar a seguinte redação ao texto da regra:”Não será impedimento se qualquer parte do corpo que possa marcar um gol esteja na mesma linha do último defensor, mesmo que outras partes do corpo do atacante estejam à frente”. Foi desta forma que Arsene Wenger, Chefe de Desenvolvimento Global da FIFA, encaminhou o pedido da nova redação do texto de Regra para a Reunião Anual da Entidade. O objetivo do novo texto é acabar com “orientações” e “interpretações” nos diversos países do mundo e também com os gols anulados por milímetros, em muitas vezes, com o auxílio do VAR e devolver ao espetáculo a sua alegria o GOL, fazendo com que qualquer pessoa, consiga de imediato ter a percepção da situação legal do jogador quando do gol.

Reflexão:
Se o melhor projeto do mundo de todos os tempos: “a arte da Caridade e da Fé”, teoricamente com os melhores gestores de pessoas “os apóstolos” e com um líder considerado único e perfeito “Cristo” teve problemas com uma grande traição, vinda de um desses membros da diretoria “Judas”, imagine, os nossos projetos, com os nossos colegas de trabalho. Por isso, vale a reflexão! Vamos confiar cada vez mais na nossa capacidade de VENCER! Boa semana à todos!

C. Amarelo: Ao impacto do “Corona Virús” no futebol mundial, inclusive, aqui em nosso Estado também, inclusive, com a Federação Paulista de Futebol divulgando comunicado específico aos filiados e também um em seu site.

C. Vermelho: Prisão de Ronaldinho Gaúcho. Não vou entrar no mérito do certo ou do errado, ou do fato da prisão, apenas, uma reflexão de um atleta que tantas alegrias deu ao futebol mundial em seus clubes e ao povo brasileiro, inclusive, na seleção nacional, pode deixar-se, chegar à este ponto.

C. Verde: para o 21º Curso de Formação de Arbitragem de Futebol, realizado pela Associação de Árbitros de Piracicaba e Região. O mais tradicional curso do Estado, mais, uma vez abre inscrições para quem desejar trabalhar na profissão. Maiores informações no e-mail: fazanarorenatocanadinho@gmail.com

Publicidade

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.