Opinião – Vitor Prates

Foto Crédito: Vitor Prates (XV de Piracicaba)

Categorias de Base do XV ano espetacular

As categorias de formação do XV de Piracicaba, neste ano de 2018, fez um excelente trabalho, não só através de seus respectivos profissionais, como também pelo trabalho da atual diretoria. Depois de nove anos, as três categorias (sub-15, sub-17 e sub-20), juntas avançaram para a segunda fase do Campeonato Paulista e confrontos com equipes de grandes investimentos.

Sub-17 e sub-20 ainda foram mais longe, chegaram a terceira fase do estadual.

Como as categorias estão na fase final do Campeonato Paulista, fizemos um balanço, sobre a colocação do XV de Piracicaba referente as equipes da nossa região.

Sub-15, na semifinal estão os quatro grandes da capita, Palmeiras, Corinthians, Santos e São Paulo. Da nossa região quem chegou mais longe numa quarta fase foram Ponte Preta que foi eliminada pelo Palmeiras em dois jogos e o Desportivo Brasil pelo Corinthians.

Juntando as duas fases, o sub-15 do Nhô Quim fez 18 jogos, sendo seis vitórias, cinco empates e sete derrotas, a equipe comandada por Rafael Vinícius marcou 30 gols e sofre 28, com um saldo positivo de dois.

Sub-17, chegou a terceira fase e também deixou grandes equipes para trás e fazendo grande jogos, como por exemplo contra o Santos. Das equipes da nossa região apenas o Amparo chegou na quarta fase. Times como Guarani, União Barbarense, Rio Claro, Ponte Preta, Inter de Limeira, Ituano, Primavera, umas chegaram até a terceira fase, outras ficaram pelo meio do caminho.

A equipe comandada por Denis Augusto, fez 24 jogos, somando 9 vitórias, 6 empates e 7 derrotas. Marcou 34 gols e sofreu 23, saldo positivo de 11 e um aproveitamento de 44,44%.

Sub-20, que para muitos é um degrau para o profissional e neste ano de 2018, não foi tão bem na Copa São Paulo de Futebol Jr, no qual a expectativa de diretoria e torcida era enorme. Veio o Campeonato Paulista e a equipe não começou bem. Mas no decorrer da competição as coisas melhoraram e time foi ganhando cara e chegou a sua classificação entre os quatro melhores da primeira fase, num grupo fortíssimo.

Na segunda fase a equipe dirigida por Xandão, tinha um São Paulo pela frente, mas quem disse que deu medo, os garotos jogaram de igual para igual e ainda tirou pontos dentro do CT de Cotia, coisa que nos dias atuais é muito difícil. Mas o XV fez isso e tem que ser muito lembrado.

O XV avançou, com uma classificação de respeito. Chegou a terceira fase e um grupo pra lá de complicado, dois times da Capital, Corinthians e Portuguesa. Jogamos mais uma vez com raça e de igual para igual, infelizmente dessa vez a vaga não veio, faltou pouco.

Mas como estamos falando de equipes da região por cada categoria. Avançaram para a quarta fase, Ponte Preta, Guarani, Desportivo Brasil e Red Bull, isso mostra como é difícil um Campeonato Paulista sub-20 e com um trabalho sério e honesto.

Na semifinal, apenas a Ponte Preta na região que encara o Palmeiras e na outra São Paulo e Corinthians fazem o clássico,

Xandão juntando as três fases fez 26 jogos, 07 vitórias, 11 empates e 08 derrotas, marcou 35 e sofreu 30, saldo positivo de 5, um aproveitamento de 41,02%.

Publicidade

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.