Raízen inaugura unidade de biogás

Foto: (Marcos Corrêa/PR)

Foi realizado nesta sexta-feira, 16 de outubro, a cerimônia de inauguração da nova Usina da Biogás da Raízen, patrocinadora Master do XV de Piracicaba.

Na cerimônia, o presidente da República Jair Bolsonaro vestiu a camisa do alvinegro Piracicabano, no qual esteve acompanhado do chefe da Casa Civil, Braga Neto, do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque. O evento aconteceu em Guariba, no município a cerca de 50 quilômetros de Ribeirão Preto.

Foto: Bruno Spada/MME

Planta de Biogás

A Planta de Biogás instalada na usina Bonfim, é umas das maiores do mundo a utilizar a tecnologia de conversão da torta de filtro e vinhaça, subprodutos da unidade de processamento de cana-de-açúcar, como matérias-primas para fabricação de biogás e geração de energia elétrica.

A planta já fornece energia para o sistema elétrico antes mesmo do início da vigência do contrato em janeiro de 2021, que terá duração pelos próximos 25 anos conforme leilão vencido pela Raízen em 2016.

O contrato prevê o fornecimento de 96 mil Mwh/ano da energia gerada. O volume excedente poderá ser negociado no mercado livre.

Segundo a Raízen, a Planta de Biogás terá geração de energia ao longo de todo o ano uma vez que a vinhaça será operada na safra, enquanto a torta de filtro terá operação durante o ano inteiro. A possibilidade de armazenamento da torta geraria estabilidade no processo biológico do biogás e sinergia para atuar com a vinhaça.

A usina Bonfim é a segunda maior operação da Raízen em moagem de cana (capacidade de 5 milhões de toneladas/ano), e já está certificada no âmbito do Renovabio.

Publicidade

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.