Retrospectiva do Esporte Geral

Como todo ano fazemos uma Retrospectiva do Esporte em Geral, um resumo do que aconteceu no ano de 2019.

Janeiro:

Copa São Paulo de Futebol Jr

O São Paulo conquistou a 50ª Copa São Paulo de Futebol Júnior. Sediado em Araraquara da primeira fase até a semifinal, o time foi ao Pacaembu para fazer a decisão contra o Vasco e garantir o título. No último jogo, Gabriel Novaes marcou pela décima vez e se tornou o artilheiro do torneio, coroando a campanha do time que obteve seis vitórias e três empates durante toda a campanha.

Final

2×2 (3×1) Vasco da Gama-RJ (São Paulo) – Gabriel Novaes e Antony

Resumo:

Jogos: 09

Vitórias: 06

Empates: 03

Derrotas: 0

GP: 28

GC: 09

Tênis: Australian Open

Pela final do Australian Open, Novak Djokovic não tomou conhecimento do seu maior rival número 2 do mundo, Rafael Nadal, o sérvio dominou o jogo inteiro e fez 3 sets seguidos com parciais de 6/3, 6/2 e 6/3. Duelo que foi realizado neste domingo, 27 de janeiro.

Djokovic se torna assim o maior campeão da história do Australian Open, com sete títulos, ultrapassando Roger Federer e Roy Emerson, que contam com seis.

O sério se isola como terceiro maior vencedor de Grand Slams da história, com 15 conquistas. Federer é o maior, com 20, seguido por Nadal, com 17.

Abril:

Veja a lista dos campeões estaduais de 2019:

Campeonato Gaúcho: Grêmio

Campeonato Mineiro: Cruzeiro

Campeonato Brasiliense: Gama

Campeonato Carioca: Flamengo

Campeonato Paulista: Corinthians

Campeonato Baiano: Bahia

Campeonato Cearense: Fortaleza

Campeonato Catarinense: Avaí

Campeonato Paranaense: Atlhetico

Campeonato Goiano: Atlético-GO

Campeonato Pernambucano: Sport

Campeonato Alagoano: CSA

Campeonato Mato-grossense: Cuiabá

Campeonato Paraense: Remo

Campeonato Sergipano: Frei Paulistano

Campeonato Paraibano: Botafogo-PB

Campeonato Sul-Mato-Grossense: Águia Negra

Campeonato Acreano: Atlético-AC

Março:

O Atletismo do Brasil, foi destaque no Grand Prix Sul-Americano, que foi disputado na Argentina, faturando, no dia 30 de março, cinco medalhas sendo quatro de prata e uma de bronze, dos sete atletas que representaram o país.

Maio:

Morreu no dia, 20 de maio, o ex-piloto de Fórmula 1, o austríaco Niki Lauda, aos 70 anos.

No início do ano, Lauda teve uma gripe forte após fazer, há oito meses, um transplante de pulmão e vinha fazendo hemodiálise.

Como piloto, Niki Lauda foi campeão por duas equipes, Ferrari e McLaren, nos anos de 1.975, 1.977 e em 1.984. A sua aposentadoria do automobilismo foi em 1.985.

Disputou 177 Grandes Prêmios, obtendo 25 vitórias, 24 pole positions e 24 melhores voltas, totalizando 419,5 pontos. Passou por equipes como:  March, BRM, Ferrari, Brabham e McLaren.

Iniciou sua carreira no automobilismo em 1968, destacando-se na Fórmula 3 e na Fórmula 2, antes de ingressar na Fórmula.

Estreou no Grande Prêmio da Áustria, no ano de 1.971, pela equipe BRM, detalhe, pagando para estar no cockpit.

Em 1975, após cinco vitórias (quatro das quais após largar em primeiro lugar), sagrou-se campeão mundial pela primeira vez.

No dia 1º de agosto de 1976 seu carro saiu da pista por motivos nunca explicados e pegou fogo no famoso circuito alemão de Nurburgring.

O austríaco ficou preso no carro durante quase um minuto antes de ser retirado por outros pilotos que pararam para resgatá-lo, arriscando suas próprias vidas enquanto seus macacões de prova queimavam pelo calor intenso.

Apesar de graves queimaduras, que lhe custaram partes da orelha direita, Lauda ainda voltou a correr naquele ano, e só perderia o título mundial na última corrida, o Grande Prêmio do Japão (estreia no calendário) para o inglês James Hunt.

Em 1977 obteve 3 vitórias e recuperou o título mundial. Sua última prova foi na Austrália, em 1985.

Lauda permaneceu muitos anos longe da Fórmula 1, gerenciando a sua empresa de aviação. Nos anos 90 retornou como consultor técnico extraordinário da Ferrari.

No ano de 2001 foi contratado pela equipe Jaguar na qual assumiu a função de diretor técnico.

Em setembro de 2012, foi nomeado presidente não executivo da equipe Mercedes. Teve participação na negociação que levou Lewis Hamilton pra a equipe, no final de 2012.

Os gases tóxicos inalados durante o acidente de 1976 afetaram gravemente sua saúde. Em agosto de 2018 passou por um transplante de pulmão. Em 1997 e 2005, havia sido submetido a transplantes renais.

Julho:

Copa do Mundo de Futebol Feminino

A competição foi a 8ª edição e foi realizado na França, contou com 24 participantes.

Na decisão, os Estados Unidos venceram por 2 a 0 a Holanda conquistando o tetra campeonato. Na disputa pelo terceiro e quarto lugar a Suécia derrotou a Inglaterra por 2 a 1.

O Brasil no Mundial, fez sua estreia com 3 a 0 em cima da Jamaica, perdeu de 3 a 2 para a Austrália e fez 1 a 0 na Itália, isso na primeira fase. Nas oitavas de final, perdeu para a França pelo placar de 2 a 1, dando adeus a competição.

Copa América – Brasil

Neste ano foi realizada no Brasil, chega a 46ª edição, um dos principais torneios de seleções da América do Sul, organizado pela Conmebol.

A decisão aconteceu no dia 07 de julho, no estádio do Maracanã e o Brasil derrotou o Peru por 3 a 1, gols de Everton, Gabriel Jesus e Richarlison. Para o Peru, Paolo Guerrero marcou.

Foi o nono título da Seleção Brasileira em Copa América.

Agosto:

Jogos Pan-Americanos – Lima no Peru:

Os Jogos Pan-Americanos foi realizado em, 11 de agosto, em Lima no Peru teve os Estados Unidos como campeão somando 293 no total, sendo 120 ouro, 88 prata e 85 bronze. O Brasil ficou com o vice campeonato, somando 171 no total, sendo 55 ouro, 45 prata e 71 bronze. Em terceiro ficou o México com 136 no total, sendo 37 ouro, 36 prata e 63 bronze.

Setembro:

Copa do Brasil nesta edição contou com 91 times participantes, 120 partidas e 269 gols. O campeão foi o Athetico Paranaense, com o Internacional sendo o vice. Maior goleada foi Altos (PI) 1 x 7 Santos.

Novembro:

Fórmula 1:

Lewis Hamilton, da Mercedes, conquistou, seu sexto Mundial de Fórmula 1 ao terminar em segundo no Grande Prêmio dos Estados Unidos em Austin, no Texas. Assim, Hamilton fica a um título dos sete do alemão Michael Schumacher, o piloto com mais campeonatos da história (1994, 1995, 2000, 2001, 2002, 2003 e 2004).

O britânico de 34 anos ficou atrás de seu companheiro de equipe, Valtteri Bottas, na 19ª corrida da temporada e acrescentou outro campeonato aos já conquistados em 2008, 2014, 2015, 2017 e 2018.

Campeões e vice no segundo semestre, nos campeonatos organizados pela Federação Paulista de Futebol.

Copa Paulista: Campeão: São Caetano – Vice: XV de Piracicaba
Paulista Feminino: Campeão: Corinthians – Vice: São Paulo
Sub-20 2ª Divisão: Campeão: XV de Jaú – Vice: Inter de Bebedouro
Sub-13: Campeão: São Paulo – Vice: Marília
Sub-11: Campeão: Santos – Vice: Palmeiras

Sub-15: Campeão: Palmeiras – Vice: Santos

Sub-17: Campeão: São Paulo – Vice: Palmeiras

Sub-20: Campeão: Palmeiras – Vice: Red Bull Brasil

Campeonato Brasileiro Série B:

As quatro equipes que conquistaram o acesso para a elite:

Bragantino/Red Bull Brasil

Sport de Recife

Coritiba

Atlético Goianiense

As quatro equipes rebaixadas para Série C:

Londrina/PR / Criciúma/SC / São Bento/SP e Vila Nova/GO

Copa Libertadores da América

Depois de 38 anos, o Flamengo voltou a conquistar a Copa Libertadores da América, no dia 23 de novembro de 2019, em partida única no Estádio Monumental, em Lima no Peru.

Os gols do time brasileiro foram marcados por Gabigol, de virada. Borré fez do River Plate.

Dezembro:

Campeonato Brasileiro Série A

Campeão: Flamengo

Vice: Santos

As equipes que garantiram vaga direta na fase de grupos da Libertadores 2020:

Flamengo

Palmeiras

Santos

Grêmio

Athlético Paranaense

As equipes rebaixadas para Série B:

Chapecoense

Avaí

Dezembro:

Campeonato Brasileiro Sub-20:

O Flamengo é o campeão do Campeonato Brasileiro Sub-20 de 2019! Após perder o primeiro jogo da final por 1 a 0, o Rubro-Negro dominou o Palmeiras neste domingo (1º), no Kléber Andrade, em Cariacica (ES), e garantiu o título com a vitória por 3 a 0. Os gols foram marcados por Yuri César, Wendel e Guilherme Bala.

Na campanha do título, o Rubro-Negro disputou 25 jogos, contabilizando 16 vitórias, seis empates e três derrotas. Foram 48 gols marcados e 21 sofridos.

Daniel Serra leva tricampeonato da Stock Car e iguala marca do pai

Na última etapa da Stock Car em 2019, realizada em Interlagos no dia 15 de dezembro, Daniel Serra conquistou terceiro título consecutivo. O piloto terminou a corrida na segunda posição, atrás de Thiago Camilo, que mesmo com a vitória não conseguiu encurtar a distância de 29 pontos.

Ao conquistar os títulos de 2017, 2018 e 2019, Daniel iguala a marca de seu pai, Chico Serra, que foi tricampeão da Stock Car vencendo as temporadas de 1999, 2000 e 2001.

Atrás de Thiago Camilo e Daniel Serra, Marcos Gomes foi quem cruzou a linha de chegada na terceira posição. Ele chegou a liderar a corrida, mas perdeu muito tempo em sua parada e acabou superado.

Com a última etapa finalizada, a classificação geral ficou, do primeiro ao décimo, com Daniel Serra, Thiago Camilo, Ricardo Maurício, Felipe Fraga, Rubens Barrichello, Júlio Campos, Gabriel Casagrande, Cacá Bueno, Marcos Gomes e Bruno Baptista.

Ítalo Ferreira derrota Gabriel Medina em final épica e garante título inédito no Mundial de Surfe

Ítalo Ferreira se juntou ao próprio Gabriel Medina, campeão mundial em 2014 e 2018, e Adriano de Souza, o Mineirinho, que conquistou a taça em 2015. Nos anos de 2016 e 2018, quem brilhou foi John John Florence.

Com os resultados, Ítalo Ferreira e Gabriel Medina levaram a melhor sobre Filipe Toledo e asseguraram as vagas brasileiras para as Olímpiadas de Tóquio em 2020. Ao todo, são 20 masculinas e 20 femininas. Cada país disputante pode escrever dois atletas por gênero.

Mundial de Clubes da FIFA – Catar

O Liverpool derrotou o Flamengo por 1 a 0 no dia 21 de dezembro e conquistando pela primeira vez o título do Mundial de Clubes da Fifa.

A vitória da partida, realizada no estádio Khalifa International, em Doha (Catar), foi obtida apenas na prorrogação, graças ao gol do atacante brasileiro Roberto Firmino, após empate sem gols nos 90 minutos iniciais.

Publicidade

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.