Retrospectiva do Esporte Piracicabano

Começamos e terminamos 2019, com muito esporte e conquistas e mais uma vez vamos trazer para você de uma forma resumida o que de melhor aconteceu em nosso Esporte Piracicabano.

MARÇO:

Cerimônia de Abertura da 11ª edição dos Jogos Estudantis

A cerimônia de abertura da 11ª edição dos Jogos Estudantis, competição realizada pela Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da Selam (Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras) em parceria com as escolas particulares do município. O evento foi realizado no Ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas e nesta edição reúniu 20 escolas.

MAIO:

20ª edição do Curso de Árbitro:

Com apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Selam (Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras), o curso teve a  duração de quatro meses e foi oferecido aulas teóricas e práticas, além do estágio obrigatório. Foram discutidas as 17 regras do futebol, documentações de uma partida, informações básicas sobre o Código Brasileiro de Justiça Desportiva, Código do Torcedor e mecânica de arbitragem.

JUNHO:

Piracicabano Diogo Soares conquista medalha de prata no Mundial Juvenil de Ginástica

O ginasta piracicabano Diogo Brajão Soares, oriundo do trabalho de formação realizado pelo PDB (Programa Desporto de Base), da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Selam (Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras). No conquistou no dia 29 de junho, em Gÿor, na Hungria, o jovem atleta garantiu a medalha de prata nas argolas na primeira edição do Campeonato Mundial Juvenil de Ginástica Artística.

Duas vezes medalhista na Olimpíada da Juventude de Buenos Aires-2018, Diogo Soares já havia obtido o melhor desempenho individual da Seleção Brasileira na prova por equipes. No qualificatório das argolas, ele terminou em terceiro lugar (13,533). Na final, ele acabou superado apenas pelo canadense Felix Dolci, que tirou 13,600, enquanto o bronze foi para o chinês Haonan Yang (13,475).

Fran TT conquista duas medalhas na fase estadual dos Joguinhos da Juventude

A equipe feminina de tênis de mesa da Associação Desportiva Fran TT conquistou duas medalhas na fase estadual dos
Joguinhos da Juventude, disputada no período de 17 a 22 de junho, em Marília.

O elenco da equipe Fran TT/Café Morro Grande/Selam conquistou a prata no torneio individual com Brenda Monique e a medalha de bronze por equipes com as atletas Maria Beatriz Galego, Brenda Monique e Natalhe Ramos.

A equipe piracicabana terminou a competição na terceira colocação da classificação geral. O título ficou com Bauru e o vice-campeonato pertence a Sorocaba.

Piracicaba conquista o Dia do Desafio

Pelo segundo ano consecutivo Piracicaba enfrentou a cidade de Aracaju e venceu, com 206.779 das pessoas participantes, sendo 57% da população que atendeu o chamado da Prefeitura Municipal e do Sesc para a importância de fazer a atividade física.

A cidade de Aracaju teve 145.683 participantes, 26% da população participando do Dia do Desafio.

Confira como foi Piracicaba nos últimos anos:

2019 – 57%
2018 – 56%
2017 – 65,82%
2016 – 61,14%
2015 – 54,55%

Canoístas de Piracicaba conquistam o título Mundial na Turquia

A equipe Piracicabana da Ascapi/Selam, faturou o título na categoria Slalom. O Mundial foi realizado na Turquia, em Tunceli.

O time tem como treinador, Rogerio Lourenção e é composta pelos canoístas: Pedro Henrique Avansi Aversa, Thiago Barne Diniz, Thiago Serra, Willian Ferraz e Fabio Ramos Lourençao.

JULHO:

Piracicaba conquista o título dos Jogos Regionais

Piracicaba conquistou o título do 63º Jogos Regionais que foram realizados de 16 a 27 de julho em Botucatu. Com muita garra, determinação, empenho e dedicação, a delegação piracicabana formada por mais de 400 atletas superou os principais adversários e volta ao cenário das principais potências esportivas do Estado de São Paulo. 

Na classificação final, Piracicaba somou 282 pontos contra 254 de Bauru e 243 de São Carlos. Botucatu e Jaú completaram os cinco primeiros colocados. A competição reuniu 41 municípios e cerca de quatro mil atletas da 3ª Região Esportiva do Estado.

Aos 20 anos Piracicabana é Campeã Mundial Associação Field Brasil Arco e Flecha

Brunna Camargo Scoton é campeã brasileira e mundial, além de bater 11 recordes brasileiros da Associação Field Brasil Arco e Flecha, que faz parte da IFAA (International Field Archery Association).

O Campeonato Mundial, conquistado por Brunna foi disputado por correspondência, também chamado de “mail match” pelos arqueiros, portanto a atleta não precisou sair do país. Como a piracicabana é filiada da IFAA, suas notas do Brasileiro também valem para o Mundial, disputado nos três primeiros meses do ano e a atleta se sagrou campeã neste ano.

Rogério Facin é seu treinador.

AGOSTO:

Equipe da Fran TT conquistam medalhas em Lima

Dois dos mesatenistas da equipe piracicabana de tênis de mesa que conquistaram as medalhas de ouro nos Jogos Parapan-americanos em Lima, no Peru.

Com os títulos de suas respectivas categorias no torneio individual, os atletas Luiz Filipe Guarnieri Manara e Carlos Alberto Carbinatti Júnior conquistaram as vagas para representar o Brasil nos Jogos Paralímpicos, que serão disputados em 2020, em Tóquio, Japão. Luiz Filipe trouxe a medalha de ouro na classe 8 masculina e Carlos Carbinatti Júnior garantiu o ouro na classe 10 masculina.

Copa Rocha Netto – 21ª edição

A Copa Rocha Netto chega em 2019, na sua 21ª edição são várias equipes em categorias sub-09 9, sub-11, Sub-13, sub-15 e sub-17, totalizando aproximadamente a participação 1.500 atletas, além de técnicas e auxiliares.

A Copa Rocha Netto de Futebol, é organizada pela Associação Atlética Educando Pelo Esporte e Chapinha Eventos Esportivos, com apoio da SELAM (Secretaria de Esporte, Lazer e Atividades Motoras).

Thiago Serra conquista ouro na categoria canoa individual

Foi realizado em Piracicaba a 1ª etapa do Circuito Paulista de Canoagem Slalom Dual e Tiro Livre, na Área de Lazer da Rua do Porto, que contou com 120 atletas.

ASCAPI/SELAM (Associação de Canoagem de Piracicaba), esteve representa com 20 atletas, em todas as categorias.

Pedro Aversa conquistou a medalha de bronze, na categoria caiaque sênior. O principal destaque foi Thiago Serra, ao duelar na final com o atleta de Piraju, Kauã Amaral, o atleta local foi mais rápido garantiu a medalha de ouro na categoria canoa individual.

A prova foi organizada pela Federação de Canoagem do Estado de São Paulo, em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), contou ainda com apoio da Padaria Sol Nascente, Pira Citrus e Canoe.

Diogo Soares é campeão brasileiro adulto em Praia Grande

O ginasta piracicabano Diogo Soares voltou a impressionar o mundo do esporte nesta sexta-feira (16). Pela primeira vez competindo no Campeonato Brasileiro Adulto, o atleta da academia Pira Olímpica foi o campeão individual geral da etapa realizada em Praia Grande.

SETEMBRO:

Jogos Escolares do Estado de São Paulo:

Jogos Escolares do Estado de São Paulo (JEESP) – final estadual. Durante dez dias, Piracicaba recebeu a maior competição estudantil da América Latina que envolveu cerca de 2,5 mil atletas, além de dirigentes, técnicos e árbitros, de 160 municípios do Estado que lutaram por troféus e medalhas nas modalidades de atletismo, basquete, futsal, handebol, tênis de mesa, voleibol, damas e xadrez, após realização das fases locais, sub-regionais e regionais.

Organizada pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo (SELJ), com apoio das diretorias de ensino e pelas prefeituras municipais, os JEESP têm por objetivo promover através da prática esportiva, a integração e o intercâmbio entre os alunos das Unidades Escolares da rede de ensino fundamental e médio em todo Estado, favorecer a descoberta de novos talentos esportivos e fomentar o desporto escolar no Estado de São Paulo.

3º Encontro Solidário de Motociclistas

Aconteceu nos dias 28 e 29 de setembro, o 3º Encontro Solidário de Motociclistas, em Piracicaba, que é organizado pela Associação Atlética Educando Pelo Esporte e Viva Melhor.

O evento tem como objetivo unir duas paixões: a moto e a solidariedade, e será na sede da Associação Atlética Educando Pelo Esporte

Piracicaba faturou a 23ª edição dos Jogos Regionais do Idoso

Piracicaba conquistou neste domingo 22 de setembro o título da 23ª edição dos Jogos Regionais do Idoso (JORI), da 3ª Região Esportiva do Estado. A competição foi realizada em Lençois Paulista e contou com a participação de 37 municípios.


Com muita garra e determinação, a Seleção Piracicabana da Terceira Idade formada por 150 pessoas (atletas, técnicos, dirigentes e equipes de apoio), sob coordenação da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Selam (Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras) e apoio do EC Rezende, conquistou a primeira colocação ao somar 195 pontos (foram 11 títulos no total). Em segundo lugar ficou a delegação de Pirassununga (136) e Botucatu (123) encerrou esta edição em terceiro lugar.

OUTUBRO:

Handebol Infantil de Piracicaba

A equipe infantil da Associação Desportiva de Handebol 15 de Piracicaba do Projeto Handebol Futuro, faturou a medalha de bronze do torneio organizado pela ARH (Associação Regional de Handebol).

A decisão foi realizada no no Ginásio de Esportes “Dr. Flávio de Mello”, em Jaú. A equipe Piracicabana derrotou a representação de São Manuel pelo placar de 18×15 e conquistando a inédita medalha de bronze, já que essa foi a primeira participação da Associação Desportiva no campeonato organizado pela ARH.

E para completar a festa, o atleta Eduardo Cella Portes Almeida foi escolhido pela organização do evento para compor a Seleção da Associação Regional de Handebol.

A equipe medalha de bronze da ADH 15 Pira, contou com as presenças dos atletas; Cauê Guilherme Bortoleto Rissato, Eduardo Cella Portes Almeida, Felipe Massucato Rasera, Lucas Costa Franco do Nascimento, Augusto Helal Carvalho, Arthur Neves Stacchini, Enzo Setten Colina, Heitor Fabris Teixeira, João Victor Lara Costa Gouveia, Gustavo Setten Correa, Caio Lima Assarisse, Enrico Sabino Ferrari, João Pedro Caetano dos Santos e Leonardo Batista Visentin. A comissão técnica contou com José Batista, Andressa Delabio e Vinícius Bispo.

Piracicaba Rugby conquistou pela primeira vez o título de Campeão Paulista de Rugby

O Piracicaba Rugby conquistou o primeiro título da história do clube como campeão paulista da Série D e garantiu o acesso para a Série C.

A final do campeonato ocorreu em São Paulo, e os Buldogues  derrotaram o time de Pindamonhangaba por 19 x 15.

CAMPANHA

O Piracicaba Rugby fez uma excelente campanha e tiveram 100% de aproveitamento na primeira fase e apenas uma derrota na segunda.

Primeira fase: cinco jogos e cinco vitórias: União Rugby Alphaville (13×3), Pindamonhangaba (18×8), Leões de Paraisópolis (28×24), Ilhabela Clube (40×29) e Catanduva Mastodontes (43×17).

Semifinal: a derrota por 10×7 para Ilhabela na ida foi revertida pela vitória triunfante por 50×10 no jogo de volta.

Handebol de Piracicaba é vice-campeão

Pela decisão da Liga de Handebol do Estado de São Paulo, a equipe da Associação Desportiva 15 de Piracicaba/CLQ/Selam, ficou na segunda colocação com a equipe do cadete feminino, ao perder para Mogi Guaçu pelo placar de 32 a 24. Partida que foi realizada na casa do adversário.

Juvenil

A equipe juvenil feminino da ADH 15 Pira/CLQ/Selam ficou com o vice-campeonato da Liga estadual.

O time Piracicabano perdeu a decisão da categoria para o time de Hortolândia pelo placar de 19×18, em jogo realizado no Ginásio Poliesportivo “Victor Savala”, em Hortolândia.

Na fase de classificação, as meninas do juvenil feminino conquistaram 21 pontos em dez jogos disputados, sendo seis vitórias, quatro derrotas e saldo positivo de 15 pontos. Na semifinal, vitória piracicabana por 25×26 contra a SER/Sorocaba.

Danielle Rauen é ouro no campeonato paulista

A mesatenista da Associação Desportiva Fran TT/Café Morro Grande/Selam, Danielle Rauen conquistou a medalha de ouro no V Torneio Olímpico do Ranking Paulista 2019.

O evento esportivo que é realizado pela FTMSP (Federação de Tênis de Mesa do Estado de São Paulo) foi disputado nos dias 19 e 20 de outubro, na cidade de Votorantim.

Danielle Rauen venceu na fase de classificação as mesatenistas Mônica Mine, de São José dos Campos e Maiza Mota, de Santos, ambas por 3×0.

Na semifinal passou por Natália Munhoz, de Itú por 3×2 e na decisão derrotou novamente Maiza Mota pelo placar de 3×0.

Essa é a quinta medalha que Danielle Rauen conquista para a cidade de Piracicaba nos torneios do Ranking Paulista. Nas edições anteriores, a mesatenista foi campeã três vezes e trouxe uma medalha de bronze.

NOVEMBRO:

Handebol Adulto de Piracicaba

O adulto masculino da ADH 15 Pira/CLQ/Selam venceu a representação do Handebol Tietê/Biatex por 33×27 e conquistou o título da Série Prata no campeonato organizado pela Lhesp, a Liga de Handebol do Estado de São Paulo.

O elenco do Projeto Handebol Futuro que é comandado pelo técnico José Batista sagrou-se campeão na partida disputada, no Ginásio da Lagoa Seca, na cidade de Rio Claro.

Com o título conquistado no final de semana, o elenco adulto masculino da ADH 15 Pira disputou 14 partidas nesta temporada, incluindo os jogos da fase de classificação e playoff. Foram nove vitórias, um empate e quatro derrotas.

Voleibol adaptado de Piracicaba é destaque nas finais da APV

O voleibol adaptado de Piracicaba conquistou expressivos resultados no último final de semana de feriado prolongado (dias 15, 16 e 17/11) durante as finais do Campeonato Regional da APV (Associação Pró-Voleibol) na cidade de Franca.

Na categoria feminino 60 anos, sob comando da treinadora Lilian Gomes, Piracicaba derrotou Campinas na decisão por 2 sets a 1 e conquistou o título da Série Ouro, categoria que reuniu as melhores equipes do Estado após realização da fase inicial). A equipe ainda enfrentou e venceu Franca e Sertãozinho.  

Já na categoria masculino 60 anos – Série Bronze, sob o comando do treinador Edson Moretto, Piracicaba ficou com a primeira colocação ao derrotar Araraquara na decisão por 2 sets a 0. 

Nas categorias 50 e 70 feminino – Série Ouro, Piracicaba conquistou a terceira colocação. 

Jogos Abertos do Interior de São Paulo

A 83ª edição dos Jogos Abertos do Interior, foi realizado de 13 a 23 de novembro, na cidade de Marília, que contou com São José dos Campo como a grande campeã, com 249 pontos, seguido de Santos sendo a vice campeã com 242 pontos e em terceiro lugar, ficou a cidade de São Caetano do Sul com 182 pontos. Disputaram a competição 211 municípios. A delegação de Piracicaba pontuou em 13 modalidades: boxe feminino (6º lugar), boxe masculino (5º), capoeira feminino (campeão), capoeira masculino (3º), ciclismo masculino (8º), futebol feminino (8º), karatê feminino (vice-campeão), karatê masculino (5º), kickboxing feminino (campeão), kickboxing masculino (3º), taekwondo feminino (3º), taekwondo masculino (3º) e vôlei masculino (7º).

No sub-20, o quinto lugar no tênis de mesa feminino e o sétimo lugar com o futsal feminino e o tênis masculino.

Na segunda divisão, foram sete modalidades que pontuou: damas (3º lugar), ginástica artística feminino (7º), ginástica rítmica feminino (vice-campeão), handebol masculino (3º), tênis feminino (vice-campeão), vôlei feminino (7º) e xadrez feminino (3º).

Piracicaba terminou a competição na 14ª colocação somando 109 pontos

DEZEMBRO:

Terceira Idade de Piracicaba conquista o vice-campeonato do JORI

A terceira idade de Piracicaba mais uma vez mostrou garra, entusiasmo e disposição durante participação na final estadual dos Jogos Regionais do Idoso (JORI), competição disputada de 8 a 12 de dezembro em Jundiaí e que reuniu cerca de 2 mil atletas de 200 municípios, sendo promovido pelo Governo do Estado, por meio do Fundo Social de Solidariedade de São Paulo. Na classificação geral, Piracicaba conquistou o segundo lugar ao somar 66 pontos, contra 73 pontos de Sorocaba. A terceira colocação ficou com Santo André (58 pontos).

No total, mais de três mil atletas acima dos 60 anos, de número superior a 200 municípios, competiram em 14 modalidades: atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, tênis, tênis de mesa, truco, vôlei e xadrez.

Liga Paulista de Tênis de Mesa: Piracicaba é Campeã

A Liga Paulista de Tênis de Mesa, encerrou a temporada de 2019, com Piracicaba conquistando o título do Troféu eficiência.

O elenco Piracicabano que é formado por atletas da Associação Desportiva Fran TT/Café Morro Grande/Selam e Clube de Campo de Piracicaba, faturou o troféu, ao somar 158.871 pontos.

Além de confirmar a liderança no campeonato, a equipe de tênis de mesa de Piracicaba fechou a temporada com vários de seus mesatenistas figurando entre os destaques do TOP 16, a última etapa do ano onde participam apenas os melhores de cada categoria.

Entre os destaques da equipe piracicabana estão: Isabela Medeiros Siqueira (3º lugar Infantil Feminino), Natalhe Ramos Sousa (2º lugar Juvenil Feminino), Brenda Monique da Silva e Mariane Yumiko Muraoka (1º e 2º lugar Adulto Feminino), Cezar Augusto Pereira Maciel (campeão Pré-Mirim Masculino), Lucas Henrique Matura da Fonseca (2º lugar Juvenil 1 Masculino), João Felipe Santos de Oliveira (campeão Juvenil 2 Masculino), Matheus Ponchio e Leonardo Viotti (2º e 3º lugares Master), Roberto Ribeiro de Moraes e Marcos Takaki (campeão e bronze Veteranos) e Mariane Yumiko Muraoka e Brenda Monique da Silva (campeão e bronze no Rating A Femini no).

A equipe de Piracicaba conta com os trabalhos da comissão técnica que é formada pelos técnicos responsáveis pelos atletas, Carlos Tavares, Paulo Cesar Camargo, Fábio Lopes e Natália Muniz

O pódio do Troféu Eficiência ficou assim definido com as cinco primeiras equipes da temporada 2019 da Liga Paulista de Tênis de Mesa: Fran TT/Café Morro Grande/Selam (158.871pontos), ATM – SMELAM/Sayão Futebol Clube de Araras (155.955 pontos), TMJ – Prefeitura Municipal de Jaú/AATMJ (104.340 pontos), CMO – Clube Mogiano/Mogi Mirim (65.929 pontos) e PMP – Prefeitura Municipal de Paulínia (61.660 pontos).

ADH 15 Pira é medalha de bronze na Super Copa dos Campeões

O Projeto Handebol Futuro, mantido pela Associação Desportiva de Handebol 15 de Piracicaba, encerrou sua participação na Super Copa dos Campeões, na categoria juvenil feminino. O elenco da ADH 15 Pira/CLQ/Selam conquistou a medalha de bronze.

O torneio disputado entre os dias 6 e 8 de dezembro, em Botucatu, é uma realização conjunta da LHESP (Liga de Handebol do Estado de São Paulo) e ARH (Associação Regional de Handebol de São Manuel).

A equipe piracicabana, medalha de bronze, que participou da competição contou com as atletas, Ana Isabele Schiavolin
Beserra, Mariana Machado C. R. de Godoy, Luisa Cristofoletti Setten, Michelle Silva dos Santos, Sofia Almeida Correa, Gabriela Caetano da Silva, Thais Elesbão Eugênio, Amanda Jorge Danelon, Alice Caroline Delabio Prata, Elisa Stenico Godoi, Jamily Pennachioni de Oliveira, Ana Beatriz Pires, Rafaela Maluf Ghetti e Caroline Eduarda N. de Oliveira. A comissão técnica esteve formada por José Batista e Andressa Delabio.

ADH 15 Pira é a Campeã Geral da liga estadual


A Associação Desportiva de Handebol 15 de Piracicaba entrou para a história da LHESP (Liga de Handebol do Estado de São Paulo) como a campeã geral da temporada 2019 com a somatória de 117 pontos.

O Projeto Handebol Futuro também festejou a eleição de sete de seus atletas que foram relacionados como os melhores da temporada, em suas respectivas categorias.

No evento realizado na cidade de Santa Bárbara d´Oeste no último dia 04, a ADH 15 Pira/CLQ/Selam compôs a lista da Seleção com os atletas:
 
– Sofia Almeida Correa (melhor ponta direita do Juvenil Feminino);

– Rafaela Maluf Ghetti (melhor pivô do Juvenil Feminino);

– Sofia Almeida Correa (melhor armadora direita e artilheira do Cadete Feminino com 64 gols);

– Amanda Jorge Danelon (melhor goleira do Cadete Feminino);

– Mirela Caetano da Silva (melhor armadora esquerda do Cadete Feminino);

– Jamily Pennachioni de Oliveira (artilheira do Infantil Feminino com 78 gols);

– Alice Caroline Delabio Prata (melhor ponta esquerda do Infantil Feminino);

– Carlos Alexandre Carvalho (melhor ponta esquerda do Adulto Masculino).

Fran TT conquista medalhas em três competições

A Associação Desportiva Fran TT pode registrar esse final de semana em seus arquivos como um dos mais agitados e promissores da temporada 2019.

Enquanto que a equipe da Associação Desportiva Fran TT/Café Morro/Selam em conjunto com o Clube de Campo de Piracicaba conquistava o título de 2019 e o Troféu Eficiência da Liga Paulista de Tênis de Mesa com a somatória de 158.871 pontos, a entidade participava de mais duas competições.

E diga-se que a Fran TT esteve muito bem representada, conquistando medalhas no campeonato brasileiro e na etapa do circuito mundial, disputado na cidade de San José, na Costa Rica.

No campeonato nacional disputado no Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, a Fran TT Training Center terminou sua participação com as medalhas de prata e bronze na Classe 10 Feminino do torneio paralímpico, respectivamente, com Jennyfer Marques Parinos e Maria Beatriz Galego. Ainda pelo paralímpico, Brigida Aparecida dos Reis foi bronze na classe 08 Feminino e Jennyfer Parinos ficou com a prata na categoria Absoluto B Feminino.

A competição nacional ainda contou com Danielle Rauen, que não conseguiu chegar às finais do torneio olímpico.
No Aberto da Costa Rica, os mesatenistas da equipe Fran TT/Café Morro Grande/Selam fizeram a festa e conquistaram medalhas importantes para o país.

Pelo torneio individual, Luiz Filipe Guarnieri Manara ficou com a medalha de bronze na Classe 08 e Carlos Alberto Carbinatti Júnior trouxe o bronze na Classe 10.

Na competição por equipes, Manara e Carbinatti montaram conjunto com o espanhol Ruiz Reyes e conquistaram a medalha de ouro.

Publicidade

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.